AZERBAIJÃO, GEÓRGIA E ARMÊNIA - Ympar - Experiências Personalizadas

AZERBAIJÃO, GEÓRGIA E ARMÊNIA

Data: 28 de agosto a 13 de setembro de 2024.

Os países do Sul do Cáucaso são: o Azerbaijão, Geórgia e Armênia. No Azerbaijão, a “terra do fogo”, o gás natural e o petróleo, dão toques modernos a Baku, a capital em meio a pinturas rupestres, em Gobustão, um Templo Zoroastra, mesquitas e um centro antigo murado. Já na Geórgia, encante-se com as belezas da capital, Tbilisi, conhecendo mais sobre a densa história do país, lindas igrejas e a cultura vínica milenar, nos arredores, em pequenas cidades. Já na Armênia, primeiro país cristão do mundo, encante-se com os atrativos da capital Erevã e arredores, como as bucólicas Dilijan e Jermuk, igrejas centenárias, gastronomia ímpar e um povo alegre e acolhedor.

Guias locais falando espanhol na Armênia e Azerbaijão e português na Geórgia. Roteiro pensado nas preferências do brasileiro, com distâncias moderadas, paradas e roteiro com bons hotéis, categoria superior.

Destaque para a gastronomia com diversas experiências relacionadas a cultura de cada país. Suporte de empresas renomadas na região, pioneiras na organização de viagens aos países em questão. Hospedagem em ótimos hotéis 4* e 5* com boas tarifas negociadas. Para quem gosta de monumentos antigos envoltos a lindas paisagens, o Cáucaso vai superar as expectativas.

*PROGRAMAÇÃO

28 de agosto de 2024 – Quarta-feira
CHEGADA EM BAKU
Chegada em Baku no Aeroporto Internacional Heydar Aliyev, após trâmites de imigração, encontro com o guia local e transfer para o hotel (aprox. 40km/1h).

29 de agosto de 2024 – Quinta-feira
BAKU
Após café da manhã, saída do hotel para passeio pela cidade de Baku (passeio guiado a pé, duração de 3h). O centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2000. Parada no Palácio de Shirvanshahs (séc.XV) e Torre das donzelas (séc. XII) na parte antiga de Baku. Passeio pelo Boulevard e pela Pista dos Mártires, um parque memorável que está situado no topo da serra da cidade. No final do passeio, visita ao Museu do Tapete – com sua vasta coleção e mais que 10.000 itens e Centro Cultural Haydar Aliyev, um símbolo do moderno Azerbaijão. Retorno ao hotel, no final do dia para pernoite.

30 de agosto de 2024 – Sexta-feira
BAKU – ABSHERON – GOBUSTÃO – BAKU
Depois do café da manhã, ida pela estrada até a Península Absheron. Hoje se percorre 260km, pela estrada, em um passeio de dia inteiro. Começa-se visitando Ateshgah, um antigo templo religioso de adoração de fogo, construído no séc. XVII e Yanardag traduzido da língua azerbaijana como “Montanha ardente”. Trata-se de uma colina flamejante na qual o fogo sai debaixo do solo sem cessar, devido à combustão natural. Em seguida, visita a Reserva Nacional do Gobustão (UNESCO) cerca de 60km ao sul, uma viagem pela história dos primeiros seres humanos que habitam nosso planeta: aqui, há mais de 6.000 gravuras rupestres com até 40.000 anos. Após as visitas, retorno ao hotel para pernoite.

31 de agosto de 2024 – Sábado
BAKU – TBILISI
Após café da manhã, saída do hotel para o aeroporto, saída de Baku rumo a capital da Geórgia. Chegada no aeroporto Internacional de Tbilisi e desembarque. Encontro com guia/motorista local e traslado até a cidade. Breve passeio por Tbilisi – a capital da Geórgia, desde séc. V. Uma cidade multicultural, onde desde início de sua história, em ruelas estreitas e pátios típicos, a harmonia reina. Tbilisi fez parte da famosa Rota da Seda. É hoje, contudo, uma cidade moderna, com museus, teatros, galerias de arte, banhos com águas sulfurosas, igrejas e escavações arqueológicas. Visita panorâmica do terraço da Igreja da Nossa Senhora, Metekhi (sécs. XII-XIII). Em um teleférico, sobe-se até a Fortaleza Narikala (séc. IV). Desde a fortaleza, descida até Abanotubani, no bairro dos banhos sulfurosos do séc. XVIII. Depois do almoço, em um restaurante local, check-in no hotel e tempo livre pra descanso. Jantar em um restaurante local e pernoite no hotel.

1 de setembro de 2024 – Domingo
TBILISI
Depois do café da manhã, saída do hotel para explorar a capital. Começa-se pela Avenida Rustaveli, a principal da cidade, cheia de restaurantes, teatros, jardins e galerias. Visita ao Museu Nacional de Tbilisi – para se ver fósseis e joias datadas IV milênio a.C., perfeitamente preservadas. Além da exposição “Museu da Ocupação” que conta a história mais recente da Geórgia. Após o almoço, saída pelas ruelas da parte histórica da cidade, visita ao mercado de pulgas (antiguidades) ou Msharli Khidi, que significa ponte seca, onde se encontram desde objetos de artesanato até relíquias de era soviética. Retorno ao hotel por volta das 17h.

2 de setembro de 2024 – Segunda-feira
TBILISI – UPLISTSIKHE – GORI – TBILISI
Depois do café da manhã, saída rumo a Kartli, coração e o centro agrícola da Geórgia. O passeio dura, aprox. 4h, 200km. A primeira parada é em Uplistsikhe (primeiro milênio a.C.), uma cidade escavada na rocha. Há salas, cavernas, teatros, templos, altares, túneis, prisões secretas, enfim, tudo esculpido em pedra. No auge, chegou a ter 20.000 habitantes. (*O solo onde se caminha é feito de pedra tipo arenito, porosa, não escorregadiça, mas há partes mais íngremes, pois, se sobe uma encosta. Recomenda-se levar protetor solar, boné/chapéu e tênis esse dia). Mais tarde, visita ao Museu do Stálin, em Gori, cidade natal do líder soviético. Após o almoço, retorno ao hotel, tarde livre, jantar independente e pernoite.


3 de setembro de 2024 – Terça-feira
TBILISI – MTSKHETA – STEPANTSMINDA
Hoje, a duração do passeio será de aprox. 4h, 180km. Depois do café da manhã visita à antiga capital da Geórgia, Mtskheta e seus templos Jvari (séc. VI) e Svetitskhoveli (séc. XI), uma catedral cujo nome significa “Pilar que dá a vida”. Na igreja principal da cidade, estaria guardada a túnica de Jesus. Os 2 templos e a cidade são Patrimônio Mundial da UNESCO. Mais tarde, pela estrada dos tempos soviéticos, viagem até as montanhas do Grande Cáucaso. Em Stepantsminda, ida até um lugar para conhecer mais sobre a técnica de fazer “Teka” (feltro), além de uma masterclass com degustação dos tradicionais doces e Muraba – geleias preparadas das frutas locais. Após as atividades, chegada no hotel, check-in e pernoite.

4 de setembro de 2024 – Quarta-feira
STEPANT- SMINDA – ANAURI – TELAVI
Até Telavi são 180km, aprox. 5h de viagem, contando as paradas. Após o café da manhã, saída rumo ao Grande Cáucaso. Em Stepantsminda, troca-se o veículo e com carros 4×4 subida rumo a Igreja da Santíssima Trindade de Guergeti construída nos sécs., XIII e XIV. Do topo, tem-se uma visão sobre o Monte Mkinvartsveri. Depois do almoço, continuação para a região de vinho, Kakheti, maior produtora de vinho do país. Em 2013, devido à técnica especial de fazer vinho em Kvevri – jarras de barro, a UNESCO as declarou Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao longo do caminho, parada no complexo arquitetônico de Ananuri, um ponto estratégico do período medieval. Localizado ao lado do reservatório de Jinvali, há uma fortaleza, 2 igrejas e uma antiga torre de vigilância. Retorno ao hotel para pernoite.


5 de setembro de 2024 – Quinta-feira
TELAVI – TSINANDALI – SIGHNAGHI – TBILISI
Após o café da manhã, viagem de volta a Tbilisi (aprox. 170km/3h), porém, antes, se vai até o mercado agrícola em Telavi. Logo depois, visita-se a Casa-Museu na propriedade de Tsinandali, que pertencia a um nobre escritor, enólogo e tenente-general georgiano, Alexandre Chavchavadze (séc. XIX). Em seguida, ida à pitoresca cidadezinha de Sighnaghi cercada de uma muralha com 23 torres. A cidade, habitada principalmente por artesãos, comerciantes e inúmeros viajantes da famosa Rota da Seda, é uma das principais atrações em Kakheti. Visita-se o convento das freiras Bodbe (sécs. VII-XIX) – nele, jaz a evangelizadora da Geórgia, Santa Nino é, portanto, um lugar de peregrinação. Ida rumo ao hotel, check-in e pernoite.

6 de setembro de 2024 – Sexta-feira
TBILISI
Dia livre para atividades independentes. Tbilisi é encantadora, por isso, ela sempre deixa com um gosto de quero mais. O centro antigo é ótimo para compras, tomar vinho, almoçar e jantar em ótimos restaurantes pra lá de charmosos.

7 de setembro de 2024 – Sábado
TBILISI – FRONTEIRA DE SADAKHLO (ARMÊNIA) – AKHTALA – HAGHPAT – DILIJAN
Depois do café da manhã, saída para cruzar à fronteira da Geórgia a Armênia – Sadakhlo em uma viagem de aprox. 2h/80km). Após as formalidades aduaneiras, encontro com guia do lado armênio para continuação da viagem na Armênia, onde estão localizados dois dos complexos monásticos mais emblemáticos dos tempos medievais, os Mosteiros de Akhtala e Haghpat. O Mosteiro de Akhtala foi fortificado no séc. X, a igreja matriz é famosa pelos seus afrescos, que representam cenas do Antigo e do Novo Testamento, além de santos, entre os quais se destaca São Gregório, o Iluminador. O complexo Haghpat é considerado uma das obras-primas da arquitetura religiosa do mundo, além de ter sido um centro de aprendizagem religiosa durante a Idade Média, razão pela qual foi incluído na lista UNESCO em 1996. No fim da tarde, viagem rumo ao hotel em Dilijan, check-in e pernoite.


8 de setembro de 2024 – Domingo
DILIJAN – MOSTEIRO DE SEVAN – NORATUS – SELIM – JERMU
Hoje se percorrerá 250km ao todo, nesse passeio de dia inteiro, rumo a Jermuk. Dilijan é conhecida como a suíça da Armênia. Está no meio de um parque natural, entre montanhas nevadas e linda floresta alpina. Durante a era soviética foi o destino preferido de muitos artistas, inclusive. Após o café da manhã, saída para o Lago Sevan, o maior da Armênia e do Cáucaso, e também um dos maiores lagos montanhosos de água doce do mundo. Localizado a uma altitude de 1.930 metros, cobre uma área de quase 1.360 km2. Em 1978, tornou-se “Parque Nacional de Sevan”. O Mosteiro de Sevan de 874, está em uma ilha. Os monges do mosteiro especializaram-se em medicina e alguns dos seus remédios naturais, foram feitos de ervas que crescem selvagens à volta do lago. Em seguida, ida até Noratus, um dos lugares mais fascinantes da Armênia, aqui se vê dezenas de “khachkars” grandes cruzes de pedra dos sécs. XII-XVII. Após a visita, prova de queijos exclusiva em uma casa rural. É um queijo feito com leite de vaca cru e macerado com vinho tinto e aguardente. Almoço em um restaurante local. Após o almoço, cruza-se o Passo de Selím, para chegar ao Selim Caravanseray (1332) – um alojamento de caravanas do séc. XIV, da Rota da Seda. Na parte da tarde, saída para Jermuk, conhecida por suas fontes termais, tratamentos com águas minerais e impressionantes cachoeiras.

9 de setembro de 2024 – Segunda-feira
JERMUK – MONASTÉRIO DE TATEV – KARAHUNJ – JERMUK
Após o café da manhã, passeio por Jermuk, se percorrerá uns 450km em um passeio de dia inteiro. Jermuk é um destino turístico com foco em bem-estar e fontes termais daí, vem o nome armênio “jermuk” que significa “água quente”. Em seguida, visita ao Mosteiro Tatev, um dos complexos do país, (sécs. IX-XIII) situado em um local impressionante, ao qual acederemos através do teleférico “Tatever” inaugurado em 2010, o mais longo do mundo. Continua-se até o monumento megalítico Karahunge. Localizado no sudoeste do país, em um planalto montanhoso a 1.770 metros acima do nível do mar. É composto por um total de 223 pedras entre menires, antas e um cromeleque no centro. Existem algumas hipóteses sobre a função do complexo, pois acredita-se que o monumento cumpria diversas funções, como telescópio e observatório astronômico durante a Idade do Bronze. Regresso a Jermuk e pernoite no hotel.

10 de setembro de 2024 – Terça-feira
JERMUK – MONASTÉRIO DE NORAVANK – KHOR VIRAP – VINÍCOLA TUSHPA – EREVÃ
Passeio durará aprox. 4h no total e se percorrerá 250km. Após o café da manhã, saída do hotel rumo ao vale do rio Arpa, um desfiladeiro rochoso de difícil acesso e que guarda o Mosteiro Noravank, centro religioso e cultural do séc. XIII, considerado um dos mais belos do país. Seu nome significa “novo mosteiro”. As suas origens remontam ao séc. X. A próxima visita é a Caverna Areni, a vinícola mais antiga do mundo com 6100 anos. As escavações revelaram grandes complexos. Para completar a visita, degustação de vinhos. Continuação até a aldeia de Areni: aqui, visita-se a pequena adega familiar Momik Wines. Almoço na propriedade Momik. Na sequência, ida a um dos locais de peregrinação mais importantes do país: o Mosteiro de Khor Virap (sécs. IV a XVII): berço do cristianismo armênio, porque São Gregório ficou enclausurado nesse local em um poço por 13 anos (inclusive pode-se descer nesse poço). Retorno para Erevã, a capital da Armênia, check-in e pernoite no hotel.

11 de setembro de 2024 – Quarta-feira
EVERÃ
Após o café da manhã, saída para passeio pela capital. Erevã nunca deixa de conquistar os corações dos viajantes, pois ostenta um grande número de monumentos arquitetônicos e históricos, museus e centros de exposições, sendo a escolha perfeita para os amantes de capitais que nunca dormem. Visita-se a Praça da República, a Ópera e a Cascata, e o Museu Matenadaran (com um rico acervo de manuscritos antigos, religiosos, filosóficos e científicos). Na parte da tarde, ́passeio pelo Mercado de Antiguidades de Vernissage e tempo livre para compras. Retorno ao hotel e pernoite.

12 de setembro de 2024 – Quinta-feira
EREVÃ – TEMPLO DE GARNI – MONASTÉRIO DE GEGHARD – EREVÃ
Café da manhã no hotel. Saída para Kotayk. A primeira parada será no Mosteiro Geghard (UNESCO) – séc. XIII, localizado no pitoresco vale do rio Azat, um dos lugares mais impressionantes da Armênia. Aprecie um concerto de música medieval por alguns minutos. Continuação para Garni, famosa por seu templo do séc. I d.C. Construído pelo rei Tirídates I, ordem jônica e dedicado ao deus sol Mitra. Um terremoto deixou-o em ruínas em 1679 e, somente no final do séc. XX, voltou a se reerguer. Descida ao Desfiladeiro Garni em carros 4X4 até o local conhecido como Sinfonia das Pedras. Almoço na vila de Garni. Durante o almoço, vê-se como se faz o pão lavash, armênio, desde 2014, Patrimônio Imaterial da Humanidade (UNESCO). Retorno para Erevã.

13 de setembro de 2024 – Sexta-feira
SAÍDA DE EREVÃ
Em horário determinado transfer até o Aeroporto Internacional de Erevã e fim dos nossos serviços.

PARTE TERRESTRE
POR PESSOA, EM APTO DUPLO USD 4.702;
SUPLEMENTO APTO INDIVIDUAL USD 1.030.
Saída garantida a partir de 6 participantes. Grupo com, no máximo, 18 pessoas.
Suplemento voo em classe econômica Baku/Tbilisi USD 180 a USD 250 por pessoa (sujeito a alteração);
Suplemento visto Azerbaijão (portadores de passaporte brasileiro) USD 50;
Suplemento jantar folclórico, em Baku USD 94.

PARTE AÉREA*
• Brasil/Baku – o avião deve pousar em Baku dia 28/08;
• Erevã/Brasil – o avião deve sair de Erevã dia 13/09.
*A escolha dos voos e cia aérea é livre, desde que, respeite as datas da programação.

HOTELARIA
• 3 noites no Hotel Courtyard by Marriott (4* ou similar),em Baku, com café da manhã;
• 3 noites no Hotel Glarros Old Town (5* ou similar), em Tbilisi, com café da manhã;
• 1 noite no Hotel Rooms Hotel Kazbegi (4* ou similar), em Stepantsminda, com café da manhã;
• 1 noite no Hotel Holiday Inn (4* ou similar), em Telavi, com café da manhã;
• 2 noites no Hotel Glarros Old Town (5* ou similar), em Tbilisi, com café da manhã;
• 1 noite no Hotel Best Western Paradise (4* ou similar), em Dilijan, com café da manhã;
• 2 noites no Hotel Jermuk Hotel & Spa (5* ou similar), em Jermuk, com café da manhã;
• 3 noites no Hotel Hayssa (4* ou similar), em Erevã, com café da manhã.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
• 60 dias antes da chegada pagamento integral deve ser enviado.

DOCUMENTAÇÃO E VISTOS
• PASSAPORTE BRASILEIRO: Validade mínima de 6 meses e mínimo de 3 páginas em branco para os carimbos de controle de imigração;
• PORTADORES DE PASSAPORTE BRASILEIRO precisam de visto para embarque ao Azerbaijão, somente. Esse visto será providenciado via empresas locais e pagamento de taxa mencionada acima. A documentação necessária é basicamente cópia do passaporte (páginas com fotos e dados) em alta resolução.

ESTÃO INCLUÍDOS NO PREÇO
• 3 noites de hospedagem nos hotéis mencionados ou similares em regime de café da manhã no Azerbaijão;
• 7 noites de hospedagem nos hotéis mencionados ou similares em regime de café da manhã, na Geórgia;
• 6 noites de hospedagem nos hotéis mencionados ou similares em regime de café da manhã, na Armênia;
• Tranfers em veículo apropriado para o tamanho do grupo, com ar condicionado;
• No Azerbaijão: 1 almoço;
• Na Geórgia: 6 almoços, 1 jantar, 1 degustação de vinho;
• Na Armênia 6 almoços e 4 jantares, incluindo uma degustão de queijo e visita a fábrica de Brandy;
• Entradas e acompanhamento guia em todas as atividades mencionadas no programa;
• Voos domésticos, em classe econômica: Baku/Tbilisi (valor informado a parte);
• Guias locais falando espanhol/português;
• Impostos e taxas locais.

NÃO ESTÃO INCLUÍDO NO VALOR
• Valor do visto para o Azerbaijão (valor informado separadamente);
• Refeições não mencionadas acima como incluídas;
• Early check-in e late check-out nos hotéis;
• Seguro viagem;
• Voo internacional de chegada e saída no país;
• Despesas pessoais e gorjetas;
• IRRF, taxas bancárias, custos de financiamento do pacote junto a agência de viagens/operadora de viagens.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO
• Cancelamento permitido sem custo, até 60 dias antes do check-in na primeira edição. Caso contrário multa de 100%.

Contato

Para maiores informações, preencha o formulário ou entre em contato pelo telefone:
+55 (21) 99024-1620.